Criada por Romulo Maiorana em 1981, a Fundação que leva seu nome revela a sensibilidade no olhar de um jornalista, empresário e visionário que via as cores do mundo pelas lentes das artes. Pioneira, a FRM criou o Arte Pará, um dos mais respeitados salões de arte do Brasil e o mais antigo em atividade ininterruptamente.

Sem fins lucrativos, a Fundação Romulo Maiorana compreende o campo cultural como um dos mais importantes do terceiro setor. O objetivo é fomentar a produção artística de projetos com fins culturais dirigidos e nascidos na Fundação.

Atua por meio de curadorias, editoração, promoções de reuniões, encontros e assessoramento para apoiar e afirmar talentos e suas produções artísticas. Exerce forte influência na cena de arte local e, com a realização do Arte Pará, ultrapassa as fronteiras brasileiras.

A entidade acredita que a política de intercâmbio de informações é a melhor forma de compreender e unir, em um só, os sentimentos coletivos. Assim, palestras, oficinas, cursos, exposições individuais e coletivas, dentre outras atividades culturais, são os meios utilizados pelo staff da FRM para propagar arte e educação.