Criado em 2003, originou-se do Projeto Criança Vida, realizado em março do ano 2000 e finalista do Prêmio Criança, da Fundação Abrinq. Foi uma iniciativa do Grupo Liberal que reuniu profissionais e representantes de vários segmentos da sociedade e do poder público em uma mobilização para reformar e ampliar a UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

O objetivo do Instituto Criança Vida é contribuir na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento de crianças e adolescentes em condição de risco e vulnerabilidade social no Pará. Atua na criação e execução de projetos próprios e de apoio a iniciativas de outras organizações e entidades do âmbito da transformação social.

Ao longo dos anos, o Criança Vida segue honrando o compromisso de estar em sintonia com os principais desafios da sociedade e, em meio à pandemia pelo novo coronavírus, participou ativamente de duas de campanhas solidárias do Grupo Liberal, a primeira de combate à violência doméstica no período de isolamento social e a segunda para arrecadar valores e alimentos para profissionais de eventos e shows do Pará.